Instituto Lado a Lado participa de Audiência Pública sobre Medicina Personalizada no Senado Federal

Instituto Lado a Lado participa de Audiência Pública sobre Medicina Personalizada no Senado Federal

A Medicina Personalizada está mudando o modo como os sistemas públicos e privados de saúde atuam no combate e prevenção de diversos tipos de câncer. Diagnósticos mais precisos e prescrições de medicamentos e terapias baseadas no perfil genético e de estilo de vida dos pacientes resultarão em tratamentos mais assertivos e eficazes, além de desonerar os custos de tratamento.

Neste sentido, a audiência pública sobre Medicina Personalizada que será realizada pelo Senado Federal nesta terça-feira, 6/11, em Brasília (DF) representa um passo importante na articulação da sociedade civil para avançar na discussão de políticas públicas que possam democratizar o acesso da população a estes recursos.

Fruto de uma jornada construída de forma coletiva pelo Instituto Lado a Lado, a audiência é aberta à participação da população, organizações sociais e imprensa.

O que são Audiências Coletivas?

Abertas a todo o público, as audiências públicas são espaços de debate para diversos atores sociais. São garantidas na Constituição Federal de 1988 e reguladas por leis federais, constituições estaduais, leis orgânicas municipais e a lei orgânica do Distrito Federal. O objetivo é incentivar os presentes na busca de soluções de problemas públicos. Podem servir como forma de coleta de mais informações ou provas (depoimentos, pareceres de especialistas, documentos, etc) sobre determinados fatos. Também são realizadas na definição de políticas públicas, bem como para elaboração de projetos de lei e a execução de empreendimentos que causam impactos à vida das pessoas e o meio ambiente.

Confira a Linha do Tempo da atuação do Instituto Lado a Lado na causa da Medicina Personalizada:

2015:

O Instituto Lado a Lado pela Vida começa a trabalhar o tema "Medicina Personalizada" dentro do conceito "A Nova Cara do Câncer ".

2016:

 

O Instituto Lado a Lado pela Vida faz o primeiro painel sobre Medicina Personalizada dentro do 3º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, de 27 a 28 de setembro, em São Paulo

2017: 

 

Em 15 de agosto realiza em Brasília, no Interlegis - Senado Federal, a 1ª Edição do Fórum Nacional sobre Medicina Personalizada , com o tema "Um novo olhar para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer". A pauta incluiu a discussão sobre os avanços da medicina personalizada e a criação de políticas públicas. .

Durante a 4ª Edição do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, nos dias 26 e 27 de setembro, em São Paulo, realiza a segunda edição do Painel sobre Medicina Personalizada, com o tema: Não existe uma cura para o câncer. Existem várias. O painel contou com a presença do médico Drauzio Varella.  

2018:

 

Em maio de 2018, realiza ação educacional sobre Medicina Personalizada para parlamentares engajados com a causa da saúde no Brasil. A ação, dentro do trabalho de advocacy, consistiu em que este público veja o mais de perto possível quais são as questões primordiais para o entendimento da Medicina Personalizada e a sua aplicação. A ação contemplou uma viagem para Washington, nos Estados Unidos, com uma visita à fábrica de medicamentos biológicos da Medimmune.

No dia 16 de maio, após um intenso trabalho, consegue na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) a aprovação para a realização de uma audiência pública sobre medicina Personalizada. O requerimento foi encaminhado pela Senadora Ana Amélia.   

Realiza no dia 28 de junho, o Seminário sobre Medicina Personalizada , na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

Realiza no dia 21 de agosto, o II Fórum sobre Medicina Personalizada , na FIOCRUZ, em Brasília.  A pauta incluiu a discussão sobre os avanços da medicina personalizada e a criação de políticas públicas. .

Dia 6 de novembro foi a data escolhida pela CAS para a realização da audiência pública sobre medicina personalizada, às 14h30, no Plenário nº 9, da Ala Senador Alexandre Costa, Anexo II, do Senado Federal.

Assista: