Funcionários da Infraero realizam exames e se informam sobre saúde em evento em Brasília (DF)

Funcionários da Infraero realizam exames e se informam sobre saúde em evento em Brasília (DF)

 

Multiplicar informação sobre saúde e promover a prevenção. Foi com esse foco que o Instituto Lado a Lado Pela Vida, em parceria com Lorena Campos Ensino em Enfermagem, realizou nesta terça-feira (8/5) uma ação social na sede da Infraero no Setor Comercial Sul, em Brasília (DF). Evento é parte da Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho (SIPAT) da empresa pública.

Ao longo de todo o expediente os mais de 700 funcionários puderam contar com uma série de exames gratuitos, como aferição de pressão, glicemia, circunferência abdominal, peso e cálculo do IMC. Segundo a organização a adesão foi bastante positiva.

"Ver a dedicação dos empregadores quanto à saúde dos funcionários e, além disso, ter a oportunidade de identificar sinais de gravidade ou de orientar um cidadão sobre estilo de vida nos mostra como o papel da enfermagem é fundamental. Durante o atendimento pudemos esclarecer dúvidas a respeito dos valores limítrofes de pressão arterial e glicemia, por exemplo. Isso reflete a necessidade de uma educação mais incisiva que explique os problemas que a saúde pode apresentar", disse Lorena Campos, especialista em Terapia Intensiva e docente em Enfermagem.

O Instituto também se fez presente durante a SIPAT oferecendo aos colaboradores material gráfico contendo informações úteis sobre câncer de mama e de ovário, saúde cardiovascular (Siga Seu Coração), saúde do homem (Novembro Azul) e incontinência urinária (Xi Escapou).

Para Campos, a iniciativa de ações como essa é peça fundamental de uma possível mudança de cultura quando se fala de cuidados com o corpo. "Já estivemos mais distantes de mudar paradigmas. É claro, sempre haverá dificuldade, mas temos evoluído no sentido de aprimorar uma abordagem e uma organização das ações focadas nas necessidades da saúde, principalmente quando falamos com o público masculino.

"A SIPAT é uma maneira rápida, objetiva, eficiente e muito econômica de fornecer todo o conhecimento necessário em prol da prevenção de acidentes no trabalho e da preservação da saúde", comenta Valcíria Francine, uma das organizadoras da SIPAT na Infraero. "O evento exige um ótimo planejamento, a fim de oferecer um cronograma interessante, com palestras, dinâmicas e estandes de empresas parceiras, para a disseminação de conteúdo educativo, provocativo e que promova a integração", explica.

Francine também ressalta a parceria com o Instituto Lado a Lado. Segundo ela, a instituição tem sido um valioso parceiro muito na orientação dos empregados com relação aos temas de Saúde. "Não somente no período da SIPAT, mas também tem fornecido orientações em outras ações de promoção à saúde conduzidas pela área de Comunicação Interna da Infraero, atingindo empregados em todo o Brasil. Temos muito a agradecer ao Instituto por tudo de bom que tem trazido para os nossos empregados, quanto à conscientização a respeito dos cuidados com a saúde".

 

Veja aqui a galeria do evento .

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Lorena Campos - Ensino em Enfermagem.