São Paulo Saudável: lugares para praticar atividades físicas gratuitas

São Paulo Saudável: lugares para praticar atividades físicas gratuitas

Não basta levantar da cadeira: tem que ir para a rua. É certo que todo tipo de atividade física vale a pena quando se fala em saúde. Porém, estudos mostram que as que são praticadas ao ar livre trazem muito mais benefícios. Além de estimular a perda de peso, reduzir o risco de doenças e aumentar a disposição, o exercício feito a céu aberto libera mais substâncias que melhoram o humor e aumentam a sensação de felicidade e de calma.

Se a intenção é tornar a prática mais agradável, a dica é procurar uma ciclovia, praça ou parque perto de casa e colocar o corpo em movimento - e em contato com a natureza. Em São Paulo, diversos parques oferecem atividades gratuitas para grupos de todas as idades. Ginásticas orientais, treinos funcionais, danças e técnicas de relaxamento e meditação são algumas das opções para quem deseja sair do sedentarismo.

 

ZONA SUL

1.    Burle Marx

Em meio aos prédios e casas, o parque é um refúgio para quem deseja dar um tempo na correria e apreciar a natureza. Além do lazer contemplativo, também é um bom espaço para a prática de exercícios físicos. Dentro da programação de atividades gratuitas estão aulas de zumba (todos os sábados), Tai Chi Chuan (às quartas-feiras), treino funcional (às segundas-feiras), base gym e método Derose. Para mais detalhes, acesse o site do parque aqui.

Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, s/n - Parque do Morumbi

 

2.    Parque Severo Gomes

Além das trilhas e infraestrutura voltadas ao lazer, no parque é possível participar de atividades gratuitas como Lian Gong - prática corporal oriental para prevenir e tratar dores no corpo - Yoga, Tai Chi Pai Lin - movimentos suaves que trabalham corpo e mente - e dança circular. Você encontra aqui mais informações sobre o calendário de atividades.

Endereço: Rua Pires de Oliveira, 356 - Granja Julieta

 

3.    Parque Guarapiranga

Com quiosques, playgrounds, quadras e trilhas, o parque é um recanto de biodiversidade voltado para o lazer e a preservação natural. Para quem quer relaxar e colocar o corpo em movimento, é possível participar da ginástica oriental Lian Gong, nas manhãs das terças-feiras.

Endereço: Estrada Guarapiranga, 575 - Parque Alves de Lima

 

4.    Parque do Povo

A caminhada é uma das atividades físicas com maior impacto positivo na saúde - redução do colesterol, controle da hipertensão e fortalecimento dos músculos são alguns dos benefícios. No Parque do Povo, os visitantes podem realizar essa atividade em grupo todas as sextas-feiras, das 8h30 às 9h30. Outros exercícios gratuitos previstos são Yoga (no 1° domingo de cada mês), meditação transcendental (no 3° sábado de cada mês) e Tai Chi Pai Lin (às terças e sextas-feiras).

Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 - Itaim Bibi

 

ZONA NORTE

5.    Parque São Domingos

Quem mora na zona norte pode aproveitar as opções variadas de atividades físicas oferecidas no Parque São Domingos. Caminhada, dança circular, ginástica, Xiang Gong - exercícios chineses com finalidade terapêutica -, meditação e relaxamento. Os horários estão disponíveis no site da Prefeitura.

Endereço: Rua Pedro Sernagiotti, 125 - Parque São Domingos

 

6.    Parque da Juventude

Um dos locais mais frequentados da zona norte, o parque da Juventude é um complexo esportivo, cultural e recreativo de 240 mil m². Aos domingos é possível participar das aulas abertas de Yoga, do projeto Yoga Ao Ar Livre, que tem como objetivo tornar a prática acessível aos iniciantes nos espaços públicos.

Endereço: R. Manuel dos Santos Neto, 23 - Santana

 

7.    Praça Zero

Os moradores da região podem praticar atividades a semana toda, de manhã ou à noite, pelo Projeto Saúde na Praça. Além de exercícios aeróbicos, também oferece aulas de Yoga, zumba, aerobox e krav magá.

Endereço: Rua Salvador Ligabue, s/n - Vila Siqueira

 

ZONA LESTE

8.    Parque do Carmo

Quem quer se livrar das dores no corpo e ainda se proteger contra doenças pode começar a praticar Lian Gong. No parque do Carmo a atividade é aberta para pessoas de todas as idades. Além da técnica oriental, os moradores também podem participar de danças circulares. O parque conta ainda com aparelhos de ginástica e campo de futebol para a prática esportiva.

Endereço: R. Geraldo Costa Manso, 1 - Jardim Nossa Sra. do Carmo

 

9.    Parque do Piqueri

A dança circular tem se tornado comum em praças e parques. Os movimentos leves e descomplicados tornam o exercício fácil e acessível para todas as idades. A atividade pode ser praticada gratuitamente no Parque do Piqueri, todo primeiro domingo do mês.

Endereço: R. Tuiuti, 515 - Tatuapé

 

CENTRO-OESTE

10.    Parque Jardim Felicidade

A prática regular de esportes tem benefícios para a saúde e o bem-estar comprovados cientificamente. Se essa é a sua praia, vale a pena ficar de olho nas aulas gratuitas oferecidas nas unidades do SESC e parques da cidade.  No parque Jardim Felicidade é possível participar de aulas de basquetes todos os domingos.

Endereço: Rua Laudelino Vieira de Campos, 265 - Jardim Felicidade

 

11.    Parque Ibirapuera

Eleito um dos melhores parques urbanos do mundo, o Ibirapuera tem uma estrutura completa para a prática de todo tipo de atividade esportiva e de lazer. Também oferece aulas gratuitas de Tai Chi, dança circular, meditação, Lian Gong, Xian Gong, caminhada, Tai Chi Pai Lin e método Derose.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana

 

12.    Parque Buenos Aires

O centro da cidade parece concentrar ainda com mais força a agitação da vida urbana. Para reencontrar o equilíbrio e recuperar a energia, nada melhor do que um oásis de verde e calmaria. No parque Buenos Aires, os moradores da região podem aproveitar atividades físicas terapêuticas voltadas para promover saúde e bem-estar. As mais comuns são: Lian Gong, Tai Chi Chuan, Tai Ji Qi Gong e Rádio Taissô - técnica japonesa de alongamento.

Endereço: Av. Angélica, s/n - Higienópolis

 

13.    Parque da Aclimação

Durante toda a semana são realizadas aulas de ginástica dançante e Lian Gong no Parque da Aclimação. As aulas são gratuitas e voltadas para qualquer público.

Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1119 - Aclimação