Proteger o coração também é arte

Proteger o coração também é arte

 

O Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP recebeu nesta quinta-feira (7/6) uma das dez esculturas da exposição Siga Seu Coração e Tome Uma Atitude, realizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida com o objetivo de unir arte e conscientização sobre vários aspectos que envolvem a saúde cardiovascular. A obra ficará permanentemente na instituição.

"Estamos muito felizes com este presente. O que a gente espera é que se multipliquem Institutos Lado a Lado para a redução dessa doença que mais mata no mundo", agradeceu Dr. Roberto Kalil Filho Presidente do InCor na solenidade de entrega.

A obra doada é do artista multimídia paulistano Guto Lacaz, que a batizou de Precioso Coração. Nas palavras do próprio autor, o trabalho representa "o valor e a proteção que nosso coração deve ter". A escolha pela escultura foi do próprio InCor, que decidiu com a equipe do hospital por meio de uma enquete.

"A arte no ambiente hospitalar tem um impacto bastante positivo no bem-estar geral do paciente e, consequentemente, em sua disposição frente à doença. Ao permanecer em exposição no InCor, onde diariamente circulam mais de 5 mil pessoas, entre pacientes, familiares, funcionários, pesquisadores e estudantes, a obra reforça, de maneira inteligente e sensível, essa mensagem importante", afirmou Dr. Kalil.

Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares lideram o número de mortes no mundo. No Brasil, são 300 mil pessoas por ano, o que significa um óbito a cada dois minutos. Entre as doenças que mais matam estão o acidente vascular cerebral (AVC), doença vascular periférica, o infarto agudo do miocárdio e a morte súbita.

A exposição é uma iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, que por meio da campanha Siga Seu Coração busca informar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde cardiovascular, aliando a cultura ao tema de uma forma inovadora e atraente.

A exibição Siga Seu Coração e Tome Uma Atitude foi lançada em setembro de 2017 em caráter itinerante e desde o início é um sucesso. Já impactou milhares de pessoa ao passar por locais como o Aeroporto Santos Dumont (RJ), Aeroporto de Congonhas (SP) e o Metrô Estação da Luz (SP). A exposição completa esteve no InCor ao longo de outubro do ano passado, em comemoração aos 40 anos da instituição.

"A saúde cardiovascular exige muito cuidado e atenção de cada um de nós. Os dados são alarmantes, por isso é urgente que haja um grande esforço para diminuir o impacto. Esperamos que com esta ação tenhamos conseguido trazer um pouco mais desse tema para a vida das pessoas. É um privilégio saber que um trabalho tão significativo será doado ao InCor, uma verdadeira referência para nós brasileiros", comenta Marlene Oliveira, Presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida.

Confira aqui a galeria de imagens.