Plataforma de divulgação científica identifica fake news sobre COVID-19

Plataforma de divulgação científica identifica fake news sobre COVID-19

Projeto é de um grupo de alunos de mestrado e doutorado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP)
Matéria publicada em 27.05.2020


Agência FAPESP - Projeto busca combater onda de desinformação sobre a pandemia da COVID-19 por meio da plataforma COVID Verificado, que faz a checagem científica de informações relacionadas ao novo coronavírus.

A iniciativa é de um grupo de alunos de mestrado e doutorado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Na plataforma, é possível encontrar respostas para algumas das dúvidas mais comuns sobre o SARS-CoV-2, como, por exemplo, o tempo de sobrevivência do vírus em diferentes superfícies, vacinas em desenvolvimento e possíveis tratamentos. As informações são apresentadas de maneira simplificada, com gráficos e imagens para facilitar a compreensão, e sempre indicando as referências científicas.

O site reúne também as principais atualizações sobre novas pesquisas e descobertas relacionadas à COVID-19. Há ainda uma área para o envio de perguntas diretamente para os pesquisadores.

A plataforma COVID Verificado pode ser acessada em www.covidverificado.com.br/ . Os pesquisadores também mantêm uma página no Instagram e no Facebook .
 

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND . Leia o original aqui .