Dicas práticas para fazer uma horta em casa

Dicas práticas para fazer uma horta em casa

O Brasil é líder mundial do consumo de agrotóxicos desde 2008. Segundo um levantamento da Agência Nacional de Saúde (Anvisa), o pimentão é a hortaliça mais contaminada, seguido do morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi, beterraba e mamão.

Na tentativa de amenizar esse risco e garantir produtos sempre fresquinhos à mesa, o cultivo de uma horta em casa tem conquistado muitos adeptos: é uma opção prática e que oferece a possibilidade de ingerir alimentos orgânicos a um custo menor.

Em média 30% mais caro, esse tipo de alimento ainda é pouco acessível para a maioria da população. A boa notícia é que qualquer pequena área pode tornar-se um espaço produtivo.

 

Passo a passo

Para quem deseja praticidade, uma hortinha de temperos, pequenos vegetais como tomates e abóboras e folhas verdes, como alface e rúcula, é um bom começo. Uma dica: temperos como hortelã e alecrim ajudam ainda a afastar os insetos. Diversificar sua horta também é uma ótima maneia de protegê-la!

A seguir, seis dicas para ajudá-lo a manter sua horta:

1. Acessórios: compre pequenas ferramentas como pás, garfo de jardinagem e regador;

2. Localização: escolha um local bem ensolarado. Instale os canteiros no solo ou em uma varanda bem iluminada;

3. Limpeza: retire do espaço ervas daninhas e pedras ou adquira vasos grandes com furos;

4. Terra: utilize sempre terra adubada e de boa qualidade;

5. Plantio: use sementes ou mudas de plantas;

6. Água: irrigue frequentemente e adube periodicamente a terra, conforme a indicação para cada planta.

 

Para saber mais: o uso indiscriminado de agrotóxicos é tema de dois documentários do cineasta brasileiro Silvio Tendler. "O veneno está na mesa" foi produzido em 2011 e, em 2014, ganhou uma continuação com "O veneno está na mesa 2".