Como assim, Dr. Falci?: Sete dicas para ajudar a conviver com sua próstata

Como assim, Dr. Falci?: Sete dicas para ajudar a conviver com sua próstata

Por Renato Falci Jr.

Sabe-se que a próstata é uma glândula no homem que tem a nobre função de ajudar a nutrir os espermatozóides para a reprodução. Sabe-se também que a partir dos 40 anos ela começa a crescer, em diferentes velocidades, e que isso pode levar aos mais variados graus de sintomas, que não necessariamente guardam relação direta com seu tamanho. Uma vez que todos os homens terão que conviver com algum grau de incômodo decorrente do crescimento benigno dessa glândula, seguem algumas dicas, principalmente para quem já sofre com jato fraco, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, frequência de micção aumentada, urgência para urinar e dor em baixo ventre durante a micção.

1 - Evite o enchimento rápido da bexiga

Isso ocorre na maioria das vezes por ingestão abrupta de grandes volumes de líquidos como, por exemplo, em uma cervejada. Pelo fato da bexiga ser um músculo, sua rápida distensão faz com que sua contração perca eficiência, traduzindo-se por uma micção com jato mais fraco e, em casos extremos, em retenção urinária (incapacidade de urinar).

Leia os artigos anteriores da coluna Como Assim, Dr. Falci?

2 - Evite longos períodos sem urinar

Segurar a urina por longos períodos pode, pela superdistensão do músculo, terminar em uma micção dificultosa ou até em retenção urinária. Muitas pessoas já experimentaram a desagradável sensação de uma micção ruim, após passar longo período segurando a vontade de urinar e com um grande enchimento da bexiga, como por exemplo, em uma viagem. Isso é decorrente do estiramento das fibras musculares da bexiga que, temporariamente, diminuem a sua capacidade de contração.

3 - Evite descongestionantes nasais

A maioria desses medicamentos tem em sua composição um vasoconstritor que atua em receptores semelhantes aos que existem na cápsula da próstata e na saída da bexiga. A ativação desses receptores dificulta a saída de urina. Em jovens, esse efeito pode ser imperceptível mas, em quem já apresenta algum grau de sintoma do crescimento da próstata, seus efeitos podem ser maiores.

4 - Cuidados com anti-gripais

Uma boa parte desses compostos vendidos em farmácias contém substâncias semelhantes aos descongestionantes nasais e, pelo mesmo motivo, pioram a micção.

5 - Atenção com compostos e fórmulas

Compostos e fórmulas para aumentar o desempenho esportivo podem ter compostos derivados da efedrina, substância que atua nos receptores da cápsula da  próstata e saída da bexiga, assim como os anti-gripais e descongestionantes nasais.

6 - Conheça a hiperplasia da próstata

Praticamente todo homem terá que lidar com ela. Ter um urologista de confiança pode ser o primeiro passo. Conhecer a história natural da doença ajudará a definir o momento ideal do tratamento.

7 - Faça check-up de saúde

Adiantar-se aos problemas muitas vezes é a melhor solução.