Stock Car adere ao Novembro Azul

Stock Car adere ao Novembro Azul

No último domingo (2), a décima etapa da Stock Car, ocorrida em Viamão (RS), foi invadida pela onda azul! A equipe pentacampeã Eurofarma-RC também aderiu ao movimento Novembro Azul, criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, para alertar a importância de realizar exames periódicos para detectar alteração na próstata. O câncer de próstata é o segundo que mais afeta os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

O carro personalizado com o bigode, símbolo da campanha, foi exposto na praça da cidade no dia 30 de outubro e depois passou pelos treinos antes das corridas oficiais no Autódromo de Tarumã. Segundo dados da Vicar, empresa que organiza a categoria, cerca de 100 mil pessoas serão impactadas com a campanha nas três praças por onde a Stock Car passará até o fim do mês.

A próxima parada será em Salvador (BA), no dia 15 de novembro, e encerrará em Curitiba (PR), durante a etapa final do campeonato. Os carros dos pilotos Ricardo Maurício e Max Wilson também estão estampados no capô e laterais do carro com o símbolo da campanha. Além disso, haverá distribuição de bonés e folhetos com informações sobre a doença. "Temos que informar as pessoas sobre o perigo que essa doença silenciosa pode causar. O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre o público masculino", diz Janaína Procópio, gerente de Patrocínios e Eventos da Eurofarma, patrocinadora da equipe desde 2005.

Toda a equipe de mecânicos e pilotos participam da campanha usando uma camiseta criada especialmente para o movimento. "Esse é um esporte onde o maior público é masculino, por isso entendemos que tem um apelo fortíssimo e uma grande oportunidade de tratarmos de um assunto tão sério", diz Max Wilson. "Mesmo as mulheres tem papel fundamental na campanha porque são elas que acabam contribuindo para que seus maridos ou namorados façam o exame preventivo", completa o bicampeão Ricardo Maurício.

O vice-líder da temporada, Rubens Barrichello, também aderiu à campanha, deixando crescer, inclusive, seu próprio bigode. Seu carro também foi decorado com o símbolo do movimento. "Ano passado nós pintamos o carro de rosa com a mesma intenção em outubro, para a prevenção do câncer de mama, e esse ano foi a vez dos homens serem conscientizados. Aderir à campanha 'Novembro Azul' é um gesto de solidariedade para quem sofreu ou sofre da doença", completa Barrichello.

Novembro Azul

O Movimento Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida justamente para desmistificar o exame de toque e alertar a ala masculina sobre a doença. A ideia é convocar a sociedade para quebrar o preconceito e encorajar os homens a cuidarem de sua saúde. Que tal aderir a esta causa e exercer o seu papel social?

Calendário de eventos

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação.