NOVEMBRO AZUL LEVA ORIENTAÇÃO E EXAMES AO CENTRO DE ACOLHIDA BARRA FUNDA I

NOVEMBRO AZUL LEVA ORIENTAÇÃO E EXAMES AO CENTRO DE ACOLHIDA BARRA FUNDA I

Divulgação de informação, orientações sobre cuidados com a saúde, aferição de pressão, exames de sangue, higiene bucal. Essas iniciativas e muitas outras fizeram parte da ação do Novembro Azul no Centro de Acolhida Barra Funda I no último dia do mês. A iniciativa foi resultado de uma parceria do Instituto Lado a Lado pela Vida com a Apoio - Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste.

O médico do Comitê Científico do Instituto, Ricardo Caponero, apresentou uma palestra no local sobre câncer de próstata e tirou dúvidas dos participantes, que entre uma atividade e outra tiveram lanches especiais doados pela Biscoitos Bela Vista. Serão entregues ainda dentro da campanha doações de produtos de higiene pessoal feita pelo Colégio Wellington e pela CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

A orientação sobre higiene bucal e triagem foi realizada pela equipe da Unidade Odontológica Móvel.  A equipe da Faculdade de Enfermagem da Finaci fez aferição de pressão e cadastro dos interessados em realizar o exame de PSA, que serão encaminhados por um médico da UBS Boracea.

O Consultório na Rua, que atua na UBS Boracea, fez exames de teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatite, além de divulgação de alertas de prevenção. Com os resultados, todos os pacientes recebem acompanhamento e orientação na UBS. O Consultório na Rua conta com enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e agentes social para atender pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Houve ainda palestra com representantes do Instituto Vida Nova, falando sobre HIV, sífilis e HPV, além de distribuição de folhetos informativos sobre os temas.

"A ação foi maravilhosa. O resultado foi muito bom, todos se interessaram muito e pretendemos fazer outras como essa no futuro, em parceria com o Instituto Lado a Lado", afirma Joaquina Alves de Sousa Santos, gerente de serviço do Centro de Acolhida Barra Funda I. A organização da iniciativa contou ainda com o auxílio de Amanda Regina Cayres, assistente técnica da unidade.