NOVEMBRO AZUL É DESTAQUE NO SENADO FEDERAL

NOVEMBRO AZUL É DESTAQUE NO SENADO FEDERAL

Com dados sobre o câncer de próstata, números de mortalidade e falando da importância do diagnóstico precoce, a senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou a importância da campanha Novembro Azul em seu pronunciamento na Sessão Plenária do Senado Federal no dia 7. Na mesma data, o Instituto Lado a Lado pela Vida realizou no Auditório Antônio Carlos Magalhães, no Senado Federal, o  II Fórum Ser Homem no Brasil , que também contou com a presença da senadora.

Ana Amélia dirigiu-se aos homens, divulgando dados alarmantes sobre a doença e falando da importância de fazer exames para um diagnóstico precoce. "A cada 40 minutos um homem morre no Brasil vítima do câncer de próstata", alertou.

Ela ainda citou o caso do ator americano Ben Stiller, que conseguiu constatar um câncer de próstata graças ao exame PSA, reforçando que as chances de cura são maiores quando a doença é detectada no início.
Para a senadora, uma das maiores barreiras à prevenção é a resistência do brasileiro, que teme ser visto como fraco se tiver a doença, além do tabu contra o exame de toque.

Por isso a parlamentar destacou a importância da campanha nacional Novembro Azul, e exaltou a atuação da presidente, elogiando a "combativa militante em defesa da saúde, Marlene Oliveira".

O pronunciamento completo pode ser conferido em  vídeo