Novembro Azul é apoiado por equipe da Stock Car

Novembro Azul é apoiado por equipe da Stock Car

Este fim de semana a cor azul vai dominar as pistas de automobilismo. O Instituto Lado a Lado pela Vida leva o Movimento Novembro Azul para as provas da Stock Car. Distribuição de folhetos informativos e carro adesivado com a comunicação da campanha vão servir de alerta para a saúde masculina.

Abraçar uma causa como esta exige muita consciência e uma boa percepção de cidadania. Por isso, fomos conferir o que pensam os pilotos da equipe Hot Car, parceira nessa missão!

Portal Lado a Lado pela Vida: Por que vocês decidiram apoiar a causa do Novembro Azul?

Rafa Matos: O nosso esporte é acompanhado por homens, mulheres e crianças, mas a maioria do público que gosta de automobilismo é masculina. Então, achamos que seria interessante chamar a atenção deles para um problema que muitos enfrentam e pode ser evitado com a realização de exames preventivos.

Portal Lado a Lado pela Vida: De que forma a Stock Car pode ajudar a reduzir o preconceito em torno do exame de próstata?

Como o automobilismo é um esporte que atrai mais os homens, esperamos que o nosso exemplo reduza o preconceito ainda existente, para que os homens procurem o acompanhamento de um urologista. Esse tipo de câncer, quando descoberto no começo, tem boas chances de cura e, por isso, a prevenção é fundamental!

Portal Lado a Lado pela Vida: Qual é a importância de um movimento como o Novembro Azul?

Rafa Matos: É importante para que a sociedade conheça um pouco mais sobre a doença. Também é uma forma de conhecermos melhor como preveni-la e acabar com os preconceitos que, infelizmente, ainda existem.

Portal Lado a Lado pela Vida: Qual é a dica que vocês deixam para a ala masculina?

Wellington Justino: Façam os exames! Um check-up por ano é essencial e pode representar muitos outros anos de vida.