Instituto Lado a Lado pela Vida orienta sobre câncer de próstata em empresas

Instituto Lado a Lado pela Vida orienta sobre câncer de próstata em empresas

Na última terça-feira (11), médicos parceiros do Instituto Lado a Lado pela Vida estiveram em empresas paulistas para palestrar sobre o movimento Novembro Azul, criado pela instituição com o objetivo de orientar os homens a cuidarem melhor da saúde e conscientizá-los da importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata.

Em Cotia, 40 funcionários da Sabesp assistiram à palestra do oncologista Ricardo Caponero que ressaltou o problema do sobrepeso e da obesidade na incidência do câncer de próstata. "O peso é um problema que agrava o câncer pelo fato de acumular mais hormônios no corpo e as atividades físicas são uma importante forma de prevenção", falou aos presentes. Caponero também explicou que muitos fatores podem aumentar o PSA, como andar de bicicleta, por exemplo, o que faz do exame de toque retal imprescindível para a certeza do diagnóstico de câncer de próstata.

Já na Vila Leopoldina, os funcionários da Sabesp tiraram dúvidas com o urologista Roni de Carvalho Fernandes, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Regional São Paulo. Roni também esteve, no mesmo dia, em Barueru, para falar com os funcionários da Graber Segurança, empresa do segmento de segurança patrimonial e pessoal. Apesar de jovem, o quadro de colaboradores prestou atenção às informações sobre câncer de próstata. "Apesar de o exame preventivo ser indicado somente após os 50 anos, salvo casos com histórico familiar, a informação deve ser compreendida desde cedo para construir uma vida saudável e evitar problemas futuros", falou o urologista.

Em Santo Amaro, a Vale Fertilizantes ouviu as dicas do urologista Deusdedit Cortez Neto, que ressaltou a importância da realização de atividades físicas e uma dieta equilibrada - com a ingestão de alimentos avermelhados, ricos em licopeno, como o tomate e a melancia - mas ressaltou que nenhuma dessas ações tem o poder de prevenir o câncer. "A próstata tem a função de produzir 70% do esperma e eu sempre digo que, depois dos 50 anos, a função da próstata crescer é desenvolver um câncer", contou.

Ainda ressaltou a importância da mulher na saúde masculina. Pesquisas apontam que 66% dos homens que visitam o urologista o fazem por influência da companheira. Já Neto afirma que, em uma amostragem informal feita em seu consultório durante uma semana, esse percentual chegou a 72%. "Esse apoio é fundamental. As mulheres vivem sete anos a mais que os homens e acredito que parte desse tempo extra se deva a frequência nas consultas médicas", finalizou.

Novembro Azul

O Movimento Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida justamente para desmistificar o exame de toque e alertar a ala masculina sobre a doença. A ideia é convocar a sociedade para quebrar o preconceito e encorajar os homens a cuidarem de sua saúde. Que tal aderir a esta causa e exercer o seu papel social?

Calendário de eventos

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação.