Campanha de prevenção ao câncer de próstata foi lançada na Bahia

A campanha Um Toque, um Drible foi lançada hoje em Salvador com um café da manhã superespecial! Realizado na Fundação José Silveira, o evento contou com mais de 70 autoridades e profissionais da saúde, que conheceram em primeira mão a oficialização do Movimento Saúde, Sustentabilidade e Vida, formado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, pela Fundação José Silveira e pelo Instituto Eco D. O objetivo do Movimento é fornecer orientações sobre saúde e sustentabilidade para a população.

O objetivo é chamar a atenção da população do Nordeste sobre o câncer de próstata, pois somente nessa região a doença atinge anualmente 11 mil homens, e no Brasil, mais de 60 mil.

?"É necessário promover campanhas que acolhem os pacientes e os homens, que muitas vezes negligenciam sua saúde. Vamos realizar ações não só para eles, mas para a população em geral, já que cada pessoa pode atuar como uma multiplicadora de informações. Nossas atividades sempre estarão onde houver uma grande concentração de pessoas", disse Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

O evento foi marcado pela presença de diversas autoridades da capital baiana, como Estácio Ramos, do Instituto de Hematologia da Bahia; Alessandro Vasconcelos, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia; e Rogério Queiroz, promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio à Saúde da Bahia.

"A saúde é nosso bem maior, e ainda há um vácuo na atenção dada à saúde do homem. O Movimento vai desenvolver no Brasil todo parcerias que viabilizem ações relacionadas à saúde, à sustentabilidade e à vida", afirmou Inês Carvalho, do Instituto Eco D.


Foco na saúde

 

O café da manhã também contou com uma palestra informativa do urologista Dr. Marcelo Brandão. "Atrás do preconceito contra o exame de toque, há o medo do exame e da dor que ele pode provocar. Por isso, acolhimento é a palavra-chave na hora de falar sobre a saúde do homem". Segundo ele, sem tratamento, em 6 anos há progressão da doença de 42 a 83%, com óbito em 6 a 16% dos casos.

 

"É uma honra participar de uma campanha que zela pela saúde masculina. Na Bahia, o câncer de próstata é superado somente pelo câncer de pele entre os homens, e a campanha Um Toque, Um Drible é um alerta inteligente para mudarmos essa situação", disse Leila Brito, superintendente da Fundação José Silveira.


Arraiá do Galinho

 

A primeira ação da Campanha Um Toque, Um Drible em Salvador vai acontecer durante o Arraiá do Galinho, que será realizado nos dias 1º e 2 de junho, no Parque Jardim dos Namorados. Serão distribuídos folhetos informativos sobre o câncer de próstata, a população poderá tirar dúvidas da população sobre a doença e fazer parte da ação #seu preconceito não me representa, que está mobilizando a população do Brasil contra o preconceito sobre o exame de toque.

 

Continue ligado em nosso blog e fan page a cobertura completa deste grande movimento: www.facebook.com/cancerprostata


Sobre a Campanha

 

Há dois anos o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a Campanha Um Toque Um Drible, composta de ações para a disseminação de informações sobre o câncer de próstata e um site exclusivo sobre o assunto, apoiado também nas mídias sociais.

 

Um Toque Um Drible é um nome de duplo sentido entre o exame de toque retal e a expressão "dar um toque", um conselho. A Campanha integra ações de conscientização entre homens, mulheres e jovens, para que a saúde masculina seja um processo construído ao longo da vida.

Desde o lançamento da Campanha, várias ações já foram feitas. Um Concurso Cultural no Dia dos Pais, cartões virtuais e manuais informativos para download no Dia do Homem, ações presenciais em estádios de futebol, avenidas e parques de São Paulo no Novembro Azul, entre outras.